Diretoria da FENEMI e ABEMECs se reúnem durante XIX CONEMI

O XIX Congresso Nacional da Engenharia Mecânica e Industrial (CONEMI) atraiu profissionais de todo o Brasil, principalmente, membros do corpo diretivo das Associações Brasileiras de Engenheiros Mecânicos de variados estados brasileiros. Durante a realização do Congresso, a diretoria da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (FENEMI) convidou os profissionais a participarem de uma reunião nacional.

Na pauta, foram abordados assuntos de interesse da Engenharia, como a definição da participação das entidades na próxima Semana Oficial de Engenharia e Agronomia, que ocorrerá em Palmas, Tocantins, entre os dias 16 e 19 de setembro. Durante o evento, será realizada a próxima reunião do grupo, no dia 17 de setembro, das 16h30 às 19h, com local a ser definido.

O ponto mais discutido pelos pares foi a definição dos locais sede do CONEMI para o próximo triênio, qual seja, 2020, 2021 e 2022. O vice-presidente da FENEMI e presidente da ABEMEC-DF, eng. Gutemberg Rios, defendeu a candidatura da capital federal, Brasília. “Já havia a expectativa de Brasília suceder Campo Grande previsto no nosso planejamento estratégico”, afirmou Gutemberg. Dentre os requisitos defendidos pelo engenheiro estão a regularidade e a proximidade da FENEMI. “Ainda há a necessidade de entidade assumir um posicionamento político mais firme bem como estabelecer uma proximidade maior junto ao Congresso Nacional”, prosseguiu, na sua defesa.

“Temos grande expectativa com a realização do próximo CONEMI. Muito em breve, divulgaremos o tema e abriremos inscrições, pois acreditamos numa participação massiva de engenheiros de todas as áreas interessados em testemunhar o avanço da Engenharia Nacional”, afirmou o presidente da FENEMI, eng. Marco Aurelio Candia Braga.

A reunião contou ainda com a exposição do engenheiro André Canuto, que relatou sua experiência ao propor a portaria de inspeção veicular no Detran, que prevê a qualquer engenheiro mecânico a responsabilidade de realização da inspeção veicular em ônibus escolares em Mato Grosso do Sul.

Com relação aos eventos realizados pela ABEMEC-MS e ABEMEC-DF, os diretores das Associações de outros estados se comprometeram a avaliar possibilidades de replicar os projetos em suas localidades.

A reunião propiciou o reencontro de três ex-presidentes da FENEMI: eng. Jorge Nei Brito (MG), eng. Ivo Hoffmann (RS) e eng. Jorge Vargas (MS).

Participaram quatro conselheiros federais do Confea, engenheiros Zerisson de Oliveira Neto, Ernando Alves de Carvalho Fillho, Ronald do Monte Santos e Carlos de Laet Simões Oliveira.