Inscrições abertas

Treinamento – Gestão e auditoria: norma NR-12

Clique aqui para se inscrever.

PARTE I

USUÁRIOS X FABRICANTES:

Nesta etapa você irá aprender conceitos técnicos básicos. Apresentação da Norma NR-12 para “Usuários” e “Fabricantes” e quais requisitos para atendimento para cada um destes dois elementos. Exigências para máquinas compradas e reformadas. Profissionais legalmente habilitados para atuação na NR-12. ARTs necessárias, atividades técnicas e formas de preenchimento. Capacitação e metodologia para diminuição de custos com treinamentos de operadores de máquinas.

PARTE II

EXEMPLOS DE GESTÃO:

Neste momento você irá estudar e verificar exemplos de gestão, exemplos de máquinas adequadas e não conformidades. Detalhamento básico da Norma NR-12 e NBR ABNT ISSO 12100. Aplicação dos métodos e normas para “categorização” de sistemas de segurança.

O termo “Performance Level”: PLa, PLb, PLc, PLd e PLe. A HRN na elaboração da Apreciação de Riscos não é prioritária e NEM OBRIGATÓRIA, mas uma das ferramentas existentes e utilizadas, e no treinamento são justificados os motivos técnicos para tal descarte deste método.

PARTE III

ANEXOS, DOCUMENTOS, AAR E LAUDOS:

Neste módulo você irá estudar e aprender conceitos básicos dos anexos e as principais dúvidas que os profissionais têm com relação a interpretação de seus itens.

Anexo VIII: Prensas e Similares. Por que nem todo atuador pneumático ou hidráulico requer sistemas de segurança com CAT 4? Diferenças entre Análise e Apreciação de Riscos X Laudos de Conformidade.

Validade dos documentos emitidos pelos PHs. Principais normas Nacionais e Internacionais utilizadas para atendimento da Norma NR-12.

PARTE IV

AULA PRÁTICA COM ELABORAÇÃO DE AAR:

Elaboração de uma Apreciação de Riscos com base em fotos de um case real.

Apresentação de perigos e riscos, determinação de limites da máquina. Determinação da Categoria dos sistemas de segurança, verificação de soluções viáveis como proteções fixas, móveis, intertravamento, dispositivos de segurança com base na norma NR-12.

E MUITO MAIS …

Serão realizados exercícios durante o treinamento em situações reais. Exemplos de proteções fixas e móveis.

Dispositivos eletroeletrônicos intertravados as proteções fixas e móveis.

Exercícios com determinação de Categoria 2,3 e 4.

Análise de vídeos com acidentes em máquinas e como evitar que ocorram.