Importância da energia renovável é tema de palestras

Objetivo é debater os desafios e oportunidades das Engenharias para o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul

Foi realizada na última terça-feira (18) a nona edição do DEMI-MS: Desafios e Oportunidades das Engenharias no Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul, com o tema “Energias renováveis”. Realizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos (Abemec-MS), o ciclo de palestras discutiu questões como energia solar, energia eólica e biogás.

Na mesa de abertura, participaram o presidente da Fenemi, eng. Marco Aurelio Candia Braga, o vice-presidente do Confea, eng. Edson Delgado, e o presidente do Crea-MS, eng. Dirson Freitag. Representando o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, esteve presente na solenidade de abertura, o arq. Luis Eduardo Costa, secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana. A professora Andrea T. Riccio Barbosa também fez parte da composição da mesa.

O presidente da Fenemi, eng. Marco Aurelio Candia Braga, abriu o evento falando sobre a importância do Biogás como fonte de energia renovável. “O nosso Estado tem condições de usar muito mais energia, então, vamos demonstrar aqui essa capacidade que nós temos”.

O vice-presidente do Confea, eng. Edson Delgado, que é conselheiro federal pelo estado de Mato Grosso do Sul, apresentou o Confea e falou sobre o futuro da Engenharia. “O presidente Joel, com o apoio dos conselheiros federais, o plenário do Confea, tem engendrado esforços gigantescos e de forma incansável, visando o resgate da respeitabilidade e reconhecimento pelos poderes públicos constituídos e pela sociedade, quanto à  imprescindibilidade e importância de nossas profissões para todos e para o desenvolvimento do país, sejam na área da indústria e da construção civil, na indústria agronômica, na indústria eletro energética, na indústria eletro-eletrônica, na indústria mecânica, exploração dos solos por meio das geociências e minas, na infraestrutura de logísticas e transportes aéreos, rodoviários, ferroviários, aquaviários, infovias e outros”, ressaltou.

Na sequência, o presidente do Crea-MS, eng. Dirson Artur Freitag, destacou a atualidade do tema escolhido para o Demi deste ano. “Todas as engenharias estão envolvidas com esse processo, especialmente a engenharia mecânica industrial, que nesse momento capitaneia o processo de discussão das energias renováveis”, declarou.

O Secretário Municipal da Semadur, arq. Luís Eduardo Costa destacou a importância de se propor o debate, a discussão e o diálogo. “Poder discutir, poder trazer para Campo Grande um debate desses, principalmente que possa ser implantado de alguma forma. Às vezes situações precisam ser criadas, e norteadas com a tecnologia. Nós precisamos implantar as coisas, fazer, ‘engenheirar’”.
O presidente da Abemec-MS, eng. Manoel Rodrigues, foi o responsável pela captação do patrocínio junto ao Sistema Confea/Crea e Mútua. Segundo Manoel, a viabilidade de um evento tão importante, não só para a Engenharia, mas para toda a sociedade, só é possível com a união e apoio entre as entidades da área tecnológica.

A primeira palestra da manhã foi proferida pelo secretário-adjunto da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Ricardo Sena. Na sua apresentação, Sena falou sobre Mato Grosso do Sul e as fontes de energia renovável.

Em seguida, o eng. João Onofre Pinto apresentou a palestra “Conceitos de Microrredes”. O debate foi mediado por Péricles Pinheiro Filho.

O evento seguiu durante toda a tarde, colocando em debate temas que são indispensáveis ao desenvolvimento sustentável de Mato Grosso do Sul. O engenheiro do Senai Empresa, Sebastião Dussel, apresentou a palestra “Geração de Energia a partir de Fontes Renováveis”. A seguir, Péricles Pinheiro Filho abordou o tema “Energias Renováveis no Brasil”, com debate mediado pela professora da UFMS, Andrea Ricci.

Em processo de expansão em todo o Brasil, o uso de biodigestores para geração de energia foi o assunto da palestra ministrada pelos engenheiros Jorge Lucas Junior e Jorge Lucas Neto. Especialista quando o assunto é biogás, o eng. Marco Aurélio Candia Braga, mediou o debate pós-palestra. Encerrando a programação, o engenheiro Bruno Cerqueira Martinez falou sobre Eficiência Energética e Energias Renováveis. Na mesa de debates, o eng. Carlos Trombini, presidente do Sindratar-SP, contribuiu com a sua experiência na área.

IX DEMI-MS
O evento visa debater os desafios e oportunidades das Engenharias no desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Em sua nona edição, o tema escolhido para este ano foi “Energias renováveis”. As palestras sobre o assunto continuaram durante o período da tarde.

O XI DEMI-MS é uma realização da Abemec-MS) e Fenemi; com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) e Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea (Mútua); e apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Sindratar-SP.

 

DSC_0809