Abertura do Conemi marca compromisso da Engenharia com desenvolvimento nacional

A noite dessa quarta-feira, 21, marcou a celebração dos profissionais e seu compromisso com a Engenharia e o desenvolvimento do Brasil, por meio do emprego de conhecimento e tecnologia. A abertura da décima-nona edição do Congresso Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (CONEMI) reuniu grandes nomes da Engenharia nacional e internacional, na sede da Universidade Católica Dom Bosco, em Campo Grande, MS.

A plateia resumiu o caráter do evento, unindo profissionais com anos de carreira na Engenharia e acadêmicos, iniciando uma vida que será dedicada à Engenharia. Na abertura do evento, o presidente da Abemec-MS, eng. Manoel Rodrigues, falou diretamente aos jovens, incentivando-os a superar dificuldades que possam enfrentar na vida profissional.

Em seguida, o presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, Alessandro Coelho, saudou a todos, elogiando a atuação dos engenheiros no desenvolvimento e aplicação de tecnologias em favor do agronegócio. “Nossa base econômica nos mostra essa necessidade latente de sempre modernizarmos as estruturas e processos industriais e é nesse momento que entram vocês com todo empenho e capacidade técnica. Pensem com carinho nas formas de evoluirmos, de forma sustentável. É uma demanda de toda a cadeia produtiva e também uma bandeira da agropecuária moderna”, afirmou.

O eng. Pedro Celestino, presidente do Clube da Engenharia do Rio de Janeiro, a mais antiga entidade representante da Engenharia Nacional, falou sobre a transformação nacional a partir do trabalho dos Engenheiros. Ressaltou a importância de instituições de pesquisa, ciência, tecnologia e inovação. “Vocês que estão reunindo em um congresso da Engenharia Mecânica e Industrial têm a obrigação de sair deste evento com uma posição firme em defesa das instituições que possibilitaram que o Brasil no curto período de 50 anos deixasse de ser mero fornecedor de matérias-primas para se transformar numa das maiores economias do mundo”, afirmou.

O presidente da Confederación Panamericana de Ingeniería Mecánica, Eléctrica, Industrial y Ramas Afines (Copimera), o engenheiro hondurenho Jorge Gallo, agradeceu o convite de participar do Congresso e afirmou se sentir honrado de estar presente. Na oportunidade, manifestou a vontade de que o Brasil assuma a presidência da Copimera, indicando o ex-presidente da Fenemi, eng. Jorge Nei, presente na plateia.

O engenheiro e professor da Universidade Católica Dom Bosco, instituição sede do Congresso, Fabiano Pagliosa Branco, representou o reitor, padre Ricardo Carlos. “É uma casa que me acolheu, me ensinou a profissão. Foi nesta casa que me desenvolvi como profissional e descobri minha vocação para ser professor e tem me proporcionado momentos como este”.

O vice-presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. Edson Delgado, representou o presidente do Confea, eng. Joel Kruger. Delgado é conselheiro federal por Mato Grosso do Sul. No seu pronunciamento, o engenheiro destacou a presença de grandes nomes da engenheira local e nacional. “Que este congresso possa contribuir para avanços da Mecânica Industrial do nosso país, com a união de todos atores que praticam a engenharia. Que seja um simples prenúncio para o fortalecimento e restabelecimento da importância e relevância da Engenharia para os avanços tecnológicos, desenvolvimento do bem-estar social e humano, bem como contribuir para Engenharia, Ordem e Progresso do nosso querido e amado Brasil”.

O eng. Gutemberg Rios, presidente do CONEMI e da Abemec-DF, agradeceu todo o empenho da equipe de apoio e organização do evento. “É uma honra receber tantos profissionais e estudantes vindos de várias regiões do Brasil e do exterior. Um projeto sempre conduzido com muito carinho e entusiasmo, que ganha sua amplitude internacional, incentiva a transmissão de conhecimentos de profissionais seniores e integra a indústria ao agronegócio. É nessa visão de uma engenharia multidisciplinar e aglutinante e voltada para solução e desenvolvimento de nosso Brasil que damos início às nossas atividades no XiX CONEMI, um congresso pela segurança da sociedade e por uma engenharia humanitária”.

No seu pronunciamento, o anfitrião do Conemi, presidente da Fenemi, eng. Marco Aurelio Candia Braga, falou de Campo Grande, e da própria família, que teve sua participação na construção da capital que comemora 120 anos no próximo dia 26. “Há dez anos, o Conemi foi realizado aqui em Campo Grande. É a oportunidade de avaliar a evolução da engenharia nacional, dos cursos de engenharia do país e os avanços profissionais”, destacou.  “Somos a engenharia humanitária, presente em cada atividade do dia a dia, prestando grandes serviços à sociedade. Nossa reunião aqui é para celebrar esse conhecimento e aprimorar cada vez mais o desenvolvimento tecnológico”, defendeu.

Palestras – O engenheiro Marcio Portocarrero apresentou a primeira palestra do Conemi, com o tema “A indústria do algodão”. A seguir, encerrando o primeiro dia de atividades, o presidente da Copimera, eng. Jorge Gallo, ministrou a palestra Sistemas Inteligentes de Climatización, Recuperación Energética Y Energía Renovable “Sicreer”.

XIX CONEMI – A décima-nona edição do CONEMI é realizada pela Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi) e coorganizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos (Abemec-MS). É patrocinada pelo Sistema Confea/Crea e Mútua. É apoiada pela UFMS, IFMS, Anhanguera, Embrapa, Sindicato Rural de Campo Grande, Embrapa, Sindratar-SP, MPN, Endeb 2019, Ashrae Brasil, UFGD, Rally dos Sertões, Engemat, Abrava, GHS, Sign In Travel, RT Informática, Valor, Grupo AJ, Candia Braga Laboratório. Abemec-DF, Senai, Copimera e Feira Central.

O evento prossegue até esta sexta-feira, 23, com visitas técnicas à Embrapa e ao Rally dos Sertões. Os minicursos serão realizados nos dias 22 e 23 de agosto. No encerramento, duas palestras serão apresentadas, com a eng. Christiane Lacerda e o acadêmico de eng. Mecatrônica, Luiz Borges.

Acesse www.conemi.org.br e acompanhe a programação.

WhatsApp Image 2019-08-22 at 14.08.46 (1)