Abertura do Seminário PMOC conta com presenças de autoridades da engenharia e do prefeito de Campo Grande, Marcos Trad

Realizada na manhã desta quinta-feira (21), a abertura do Seminário Nacional sobre a Importância do Plano de Manutenção, Operação e Controle em Sistemas Prediais contou com as presenças de grandes autoridades da Engenharia Nacional e do prefeito de Campo Grande, MS, Marcos Trad. O evento segue na sexta-feira, durante todo o dia, na Escola Senai da Construção.

O seminário, que visa debater a importância do plano de manutenção e controle em sistemas de climatização prediais, reúne destaques da engenharia de manutenção de todo o País, em dois dias de evento com palestras e debates.

Ressaltando particularidades da cidade, o prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad, falou sobre a importância da manutenção e prevenção em obras de Engenharia, exemplificando com as fortes chuvas que danificaram a região recentemente. “A nossa cidade é fruto hoje algumas deficiências por ausência em manutenção”, afirmou.

Na abertura do evento, o chefe de gabinete do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), eng. Luiz Antonio Rossafa, representou o presidente da instituição, eng. Joel Kruger, também falou em nome do vice-presidente, eng. Edson Delgado. “O presidente Joel tem se empenhado, desde janeiro de 2018, a repaginar, reposionar a Engenharia no cenário nacional para o desenvolvimento da nação”, afirmou Rossaf ao destacar a importância dos eventos patrocinados pelo Sistema Confea/Crea. Rossaf também apresentou palestra sobre o contexto histórico da Engenharia no Brasil.

Os anfitriões do Seminário saudaram os presentes destacando a importância do Engenheiro no desenvolvimento da sociedade. “Que os nossos engenheiros tenham mais acesso ao mercado de trabalho, por isso, enfatizamos o compartilhamento de conhecimento e experiências, por meio de eventos como este”, afirmou o presidente da Associação Brasileira de Engenharia Mecânica, Seção Mato Grosso do Sul (Abemec-MS), eng. Manoel Rodrigues de Lima Neto.

Já o presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (FENEMI), eng. Marco Aurelio Candia Braga, enfatizou a necessidade de se retomar o prestígio dos profissionais da Engenharia. “Somos nós, os Engenheiros, que estamos atrelados ao desenvolvimento. Precisamos elevar nosso nome e destacar o papel de extrema relevância que a Engenharia tem na sociedade. Vamos modificar o cenário do setor no Mato Grosso do Sul e no Brasil”, falou Marco Aurelio, sendo aplaudido pelos presentes.

Dirson Freitag, presidente do Crea-MS, reafirmou a importância do evento perante à população. “A sociedade espera das entidades que representam o Sistema uma ação positiva de que seja reafirmado o quanto é importante e essencial o trabalho da Engenharia, da Agronomia e Geociências”, afirmou.

Participou da solenidade de abertura também o gerente de tecnologia e inovação do Senai, Leandro Neves, apoiador e sede do evento.

Programação – Na primeira palestra do dia, o presidente da Associação Brasileira pela Conformidade e Eficiência das Instalações (Abrinstal), eng. Jorge Chaguri, falou sobre o Engenheiro Mecânico nos Sistemas Prediais. A seguir, o debate foi mediado pelo eng. Gutemberg Rios, presidente da Abemec-DF e pelo presidente do Sindratar-SP, Carlos Trombini.

Encerrando a programação matutina, o diretor da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (Abrava), ministrou a palestra “A importância do projeto nos sistemas de climatização”, com debate mediado também por Trombini.

A evolução da Engenharia Mecânica nos Sistemas de Climatização, Importância dos sistemas de filtragem e tratamento do ar, Qualidade do ar de interiores e Sistemas energeticamente eficientes compõem o tema da programação vespertina. Ao fim do primeiro dia acontece, também, com a entrega do Prêmio “Agora é que são elas- Mulheres no AVACR”, um reconhecimento a todas as mulheres que fazem a diferença no setor de climatização e refrigeração.

No segundo dia de evento, parte da programação será dedicada à apresentação de casos e na sequência, serão discutidos os temas: A Engenharia de Manutenção, O PMOC de Climatização nas edificações públicas e O PMOC na palma da mão – Sistema iClass.

O evento conta com patrocínio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea) e da Mútua, e recebe o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MS), Comitê Nacional de Climatização e Refrigeração, Associação Sul-Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho, Sistema FIEMS/SENAI, Sindimóveis, CRECI-MS, CAU/MS, Abrasel/MS e ASHRAE Brasil.

DSC_0103