Qualidade do ar em ambientes de saúde é tema de evento em Campo Grande

Profissionais das áreas de engenharia e arquitetura se reúnem em Campo Grande para debater a qualidade do ar nos ambientes de saúde, principalmente, os hospitalares. Este é o tema do seminário “Climatização e Tratamento de Ar para Ambientes de Saúde: do Projeto à Manutenção”, que será realizado no dia 5 de março, às 19h, no auditório do Conselho Regional de Arquitetura e Urbanismo (CAU/MS).

O evento é uma iniciativa da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar, Regional Mato Grosso do Sul (ABDEH-MS), com coorganização da Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos (Abemec-MS). Visa colocar em discussão os projetos para climatização artificial, tais como sistemas de aquecimento, ventilação e ar-condicionado, e também de que forma a avaliação e manutenção periódica contribuem no controle de contaminantes dispersos no ar e evitam contaminação cruzada.

Dois profissionais da área vão expor os temas e conduzir os debates: o engenheiro industrial Douglas Cury, que possui experiência na coordenação de projetos de instalações elétricas, hidráulicas, combate a incêndio, gases medicinais, ar-condicionado e pressurização de escadas para área hospitalar; e a engenheira química Christiane Lacerda, que é especialista em qualidade do ar e da água, e poluição em ambientes interiores.

Fiscalização – Desde o mês de janeiro, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul (Crea-MS) iniciou fiscalização nos ambientes hospitalares. A ação visa ampliar a fiscalização em empreendimentos que demandam serviços de engenharia, agronomia e geociências. A estimativa da instituição é de fiscalizar todos os 97 hospitais do Estado. A iniciativa está sendo realizada por todos os Regionais do país e tem por objetivo, por meio das ações fiscalizatórias, proteger a vida.

Serviço – O seminário será realizado no dia 5 de março, às 19 horas, no auditório do CAU/MS, na rua Espírito Santo, 205, Jardim dos Estados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no www.sympla.com.br/abdehms. O evento conta com o patrocínio do sistema Confea/Crea e Mútua e Isover, e com o apoio da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), IAB/MS, Innfomaster e Ashrae Pantanal.