Seminário Nacional PMOC: treinamento chega a fiscais da Vigilância Sanitária

O Seminário Nacional sobre a Importância do Plano de Manutenção, Operação e Controle em Sistemas Prediais atingiu seu objetivo. Essa é a avaliação do presidente da Federação Nacional de Engenharia Mecânica e Industrial (Fenemi), eng. Marco Aurelio Candia Braga. O sucesso do evento, segundo ele, se deve principalmente por ter conseguido alcançar o público que atua diretamente na fiscalização dos sistemas prediais, em especial, o de condicionadores de ar.

O público ao que o engenheiro se refere é o composto por agentes de fiscalização da Vigilância Sanitária da Prefeitura Municipal de Campo Grande. “Fizemos um convite pessoal ao prefeito Marquinhos Trad que logo colocou à disposição sua equipe responsável pelo setor de fiscalização. Durante o evento, alinhamos o oferecimento dessa capacitação específica para os servidores municipais”, explicou.

O treinamento foi realizado no sábado, 23 de março, na sede da Escola Senai da Construção, e contou com a presença 60 agentes fiscais. Na condução da capacitação, o engenheiro mecânico Francisco Medeiros, que além de proferir palestra no Seminário, ainda apresentou o PMOC na noite de sexta a acadêmicos e profissionais engenheiros mecânicos, na UCDB.

“Nossa expectativa é de que o PMOC tenha sua importância cada vez mais em destaque para toda a sociedade. Por isso, a realização deste evento é tão importante. O passo que demos é apenas o primeiro. Vamos continuar nosso trabalho em favor da divulgação desta importante ferramenta de proteção à saúde da população”, defendeu Marco Aurélio.

Seminário Nacional PMOC – Realizado nos dias 21 e 22 de março, na Escola Senai da Construção, o evento foi realizado pela Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos (Abemec-MS) em parceria com a Fenemi, com o patrocínio do Sistema Confea/Crea e Mútua.

A sigla PMOC significa Plano de Manutenção, Operação e Controle, uma exigência da Lei n° 13.589/2018, que determina que todos os edifícios de uso público e coletivo que possuem ambientes de ar interior climatizado artificialmente devem dispor de um Plano de Manutenção, Operação e Controle dos respectivos sistemas de climatização, visando à eliminação ou minimização de riscos potenciais à saúde dos ocupantes.

O evento recebeu o apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-MS), Comitê Nacional de Climatização e Refrigeração, Associação Sul-Mato-Grossense de Engenharia de Segurança do Trabalho, Sistema FIEMS/SENAI, Sindimóveis, CRECI-MS, CAU/MS, Abrasel/MS e ASHRAE Brasil.